A Navegat é uma marca especializada em malas de viagem, então, nada mais justo que contarmos um pouco da história por trás dessa criação que mudaria a forma de transportar seus pertences para sempre.
Fica ligado que o texto de hoje está repleto de curiosidades!
Origem da Mala com Rodinhas
A história da mala com rodinhas possui diferentes versões. Algumas pessoas afirmam que seu criador, Bernard Sadow, teve essa ideia na volta de uma viagem de férias com a família, após ver as esteiras que faziam as malas deslizarem sem nenhum esforço. Outras pessoas afirmam que na verdade Bernard, ao ver um empregado empurrando um carrinho repleto de malas, teve a brilhante ideia de adicionar rodinhas às malas.
Independente da versão, fato é que a mala com rodas, inventada por Sadow, já completa cinco décadas.
Na década de 1970, Bernard Sadow era dono de uma fábrica de malas e casacos em Massachusetts, EUA. Quando chegou ao escritório, Sadow tirou quatro rodas de um pequeno armário do seu escritório e as colocou em uma mala grande. "Fiz com a alça frontal e puxei. Funcionou", relembra Sadow em uma entrevista.
Na época, Sadow apelidou seu invento de “rolling lugagge”, e pediu a patente no ano da invenção, em 1970, mas a mesma só foi liberada dois anos depois, em 1972.
A invenção da mala com rodinhas não chamou muita atenção imediatamente dos consumidores. "As pessoas não aceitam mudanças muito bem", disse Sadow. Após muito tentar, Macy's, uma das lojas de departamentos mais tradicionais dos Estados Unidos e que existe até hoje, decidiu investir em um protótipo para levar ao mercado uma mala com rodas.
As propagandas da loja Macy's naquela época anunciavam a invenção como "a mala que desliza". Será que era apenas um pequeno toque de marketing e criatividade que faltava para o sucesso da mala com rodinhas?
Mesmo com o apoio da Macy's, nem todos aceitaram o produto facilmente. "Diziam que não eram mala para homem de verdade", relatam funcionários da época.
Felizmente, alguns anos após a criação das malas com rodinhas, os viajantes já haviam se adaptado ao novo modelo de malas e abandonado de vez os carregadores de malas dos aeroportos, bem como os enormes carrinhos de mão dobráveis, que até aquele momento eram vendidos como água, pois era a única forma de transportar malas pesadas em viagens.
Inovações das malas de viagem
A partir do modelo de Bernard, diversas alterações e inovações foram aparecendo.
Uma que merece ser comentada foi criada pelo piloto da Northwest Airlines, Robert Plath, que acrescentou uma longa haste à mala de rodas no lugar da pequena alça que ficava na parte de cima, criando a mala de carrinho que conhecemos hoje.
Essa inovação ficou conhecida como “rollarbord” e permitia que os viajantes puxassem sua bagagem na vertical, de forma muito mais confortável e ergonômica.
Os primeiros clientes de Plath foram seus próprios companheiros de voo. Aeromoças e pilotos começaram a chamar a atenção nos aeroportos por onde passavam, afinal, os membros da tripulação podiam viajar com facilidade - e mais rápido - em longas jornadas no terminal.
Depois de alguns anos e muita procura pelas malas de Plath, o piloto abandonou por completo a aviação para se dedicar à sua empresa de malas de viagem, e em 1987 fundou a Travelpro International, que hoje em dia é uma das maiores fabricantes de mala do mundo.
Hoje em dia é difícil imaginar viajar sem uma mala com rodas, não concorda? No entanto, quando foram feitas modificações no modelo tradicional, as mudanças não foram bem recebidas pelo público e foram rejeitadas por várias empresas, mas felizmente acabou entrando para história para ficar.
Então, Navegante, o que achou? Você já sabia da história por trás da criação das malas de viagem com rodinhas? Faltou alguma parte interessante que deixamos de comentar aqui? Fala para a gente!