A pandemia provocada pelo coronavírus privou a população de realizar diferentes tarefas e práticas de lazer, desde ir ao cinema até viajar para conhecer novas culinárias e culturas.
Sem sombra de dúvidas, ainda não podemos baixar a guarda, porém, para aqueles que amam viajar e conhecer novas culinárias, existe maneiras de aproveitar a culinária mundial sem ir muito longe – ou até sem sair de casa! Podemos dizer que hoje não vivemos mais sem os famosos aplicativos de delivery, onde você encontra todos os tipos de comidas e de vários lugares do mundo sem precisar sair de casa.
Sabendo disso, selecionamos alguns restaurantes de São Paulo que trazem a cultura de outro país para a cidade mais cosmopolita do Brasil e que você precisa conhecer (seja indo até o local, ou pedindo delivery).
Fica ligado que a produção de hoje vai te deixar com fome!
Escandinávia – Restaurante Escandinavo
A região Escandinava, formada por Noruega, Dinamarca e Suécia, também tem forte representação em São Paulo. Desde 2018, o cardápio do Restaurante Escandinavo é recheado de pratos típicos dos três países.
Este restaurante de comida escandinava em São Paulo possui apenas uma mesa, e que cabe apenas 12 clientes sentados. Por isso, o delivery é a melhor forma para fazer seu pedido. Os destaques incluem o cookie brunost (o famoso queijo de leite de cabra marrom da Noruega), o Levepostej (patê de fígado dinamarquês com receita de aquavit, endro, limão, anchovas e cebola crocante) e o kanelbulle.
Neste restaurante você também encontra os famosos pães de canela tão populares da Suécia, e existem versões de cranberry e amêndoas servidas com sorvete cremoso.
Congo – Restaurante Congolinária
O Congolinária reúne vários pratos típicos da República Democrática do Congo. Fundada em 2016 em São Paulo pelo refugiado Picthou Luambo, a casa serve apenas refeições vegetarianas, já que o país consome muito mais vegetais do que carne.
No cardápio do Congolinária estão Mbuzi (polenta africana feita de fubá ou arroz, servida com repolho e banana frita), Simba (típico arroz congolês com gengibre, repolho mwamba, chatini e kachori), Ngombe (gnocchi de banana da terra, molho de shimeji, tomate e especiarias) e Acarajé Africano (cama de quiabo aromatizado com pasta de amendoim, servido com arroz cozido com gengibre e lascas de banana-da-terra).
Deu fome? Aqui também!
Vietnã – Restaurante Bia Hoi
O Restaurante Bia Hoi segue a tradição da capital do Vietnã, Hanói, onde moradores simples servem petiscos e cervejas geladas em um ambiente descontraído.
O menu apresenta clássicos de rua de Hanói e criações da própria chef Dani Borges. O prato nacional do Vietnã, Pho, obviamente está no menu.
Também vale a pena experimentar o cha gio (rolinhos de papel de arroz frito com lombo de porco e legumes), cáhn gà chiên mám (pernas de frango com molho de caramelo e pimenta) e cá vien (bolinhos de peixe com geleia de jaca picante).
Índia – Restaurante Bawarchi
Se você quiser saborear comida indiana, o RestauranteBawarchi é o lugar para você. O chef Bhagwan Swin, nascido em Mumbai, administra a cozinha da família.
O local ainda tem um tandoor tradicional (um buraco com brasas para grelhar vários kebabs e pães). No cardápio estão deliciosos scones de alho, samosas (um pastel super apimentado de batata e ervilha), kebabs de Murg Malai (peito de frango temperado com molho de caju) e Gulab Jamun (bolinhos de leite e aromatizados, e uma essência de rosas que podem ser combinadas com sorvete).
Espanha– Restaurante Paellas Pepe
O restaurante Paellas Pepe leva você a uma deliciosa viagem à Espanha. Como o nome sugere, este restaurante é especializado em paella tradicional da Espanha preparada no local!
Este prato é feito com frutos do mar, frango, legumes mistos, arroz e tempero espanhol. O menu também inclui Gambas al Ajillo (popular "tapa", cozida com camarão no azeite e temperada com alho e pimentão vermelho) e Croquetas de Jamón Serrano (creme bechamel e presunto espanhol curado).
E aí? Conhece algum desses restaurantes que selecionamos? Sabe de algum lugar na sua cidade que tenha uma comida repleta de cultura e tradicionalismo? Conta para a gente nos comentários!
Commentaires